segunda-feira, 21 de maio de 2012

Balão Intragástrico é alternativa para adolescentes com sobrepeso


Um estudo recente foi publicado na revista científica da Associação Médica Americana (AMA), onde pesquisadores australianos acompanharam 50 adolescentes, sendo que a metade deles frequentou um programa intensivo de mudança de estilo de vida, enquanto que a outra metade passou pelo procedimento de Balão intragástrico Orbera. Após dois anos, o grupo que passou pelo procedimento do Balão havia perdido mais peso: de um total de 25, 21 jovens perderam mais da metade do sobrepeso. Entre os que não passaram pela cirurgia, a taxa de perda de sobrepeso foi de 3 em 25.

Nos Estados Unidos, Brittany Caesar, na época com 14 anos, foi a primeira adolescente a passar pelo procedimento endoscópico de Balão intragástrico no Hospital Infantil do Texas, embora o procedimento ainda esteja em fase experimental para jovens e crianças. Além de ser um procedimento experimental para crianças, médicos divergem opiniões já que os adolescentes não têm maturidade física e emocional. Esses jovens devem receber aconselhamentos psicológicos, pois seus sistemas digestivos e suas dietas serão alterados para sempre.

Aqui no Brasil, além do tratamento com a banda gástrica ajustável, existe uma alternativa diferente da cirurgia bariátrica e aprovada pela ANVISA: Balão Intragástrico. O tratamento atua como um bolo alimentar artificial e, consequentemente, aumenta a saciedade precoce.

Introduzido no estômago e retirado via endoscopia, o balão é feito de silicone e possui uma válvula lisa e um catéter de introdução. Ao chegar ao estômago, o balão é preenchido com um volume de 400 a 700 ml de solução salina e azul de metileno estéreis. Recomendado por no máximo seis meses, o procedimento é simples, não exige afastamento das atividades diárias e o paciente pode comer de tudo e ter uma vida normal.

Para complementar e ter um resultado totalmente satisfatório no tratamento, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar que ajuda a emagrecer no tempo certo e com saúde. Além disso, dicas de nutrição, bem-estar, atividade física e motivação estão à disposição dos pacientes durante o tratamento.

Portanto, fica a dica para procurar sempre um médico antes de iniciar qualquer tratamento para sobrepeso. Só ele orientará qual a melhor forma de emagrecer com saúde e ter uma melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário