quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Evitar exageros nas festas de final de ano é o melhor caminho para prevenir problemas gástricos

Intoxicação alimentar e alcoólica estão entre os problemas de saúde mais comuns nesta época do ano
 

Com a chegada das comemorações de final de ano, é preciso ficar atento à alimentação, já que é grande a oferta e as opções de comidas saborosas nesta época e muitas vezes há um exagero no consumo de alimentos. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde, janeiro é o mês com maior ocorrência de doenças de origem alimentar.
 
O médico gastroenterologista Bruno Sander explica que deve-se observar bem os lugares onde serão feitas as refeições, como quiosques de praia, restaurantes e lanchonetes. “Os problemas gástricos e estomacais mais comuns nesse período são a intoxicação alimentar e alcoólica, gastroenterite e ressacas”.
 
Como prevenir
Para prevenir esses problemas, o médico ressalta a importância de beber bastante líquido para minimizar os riscos de desidratação, ingerir alimentos de fácil digestão como carboidratos e, quando necessário, usar medicamentos sintomáticos. “Quando os sintomas persistirem sem melhoras por mais de 48 horas ou se houver diminuição do estado geral do paciente busque um médico ou uma unidade de pronto-atendimento. Lembrando que com as crianças deve-se ter um cuidado redobrado”, destaca Sander.

Além disso, ele ressalta que é preciso evitar os excessos e usar o bom senso, já que engordar também está entre as consequências do consumo desenfreado. “Não será agradável nem para você, nem para seus acompanhantes, passarem o Natal ou o Réveillon com gastroenterite ou ressaca”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário