Nutricionista tira as principais dúvidas sobre uma das bebidas mais consumidas no Brasil
O café já foi pauta de muitas discussões: alguns acreditam que a bebida faz mal à saúde, enquanto outros defendem que o cafezinho é muito benéfico. Para desvendar os mitos sobre o café, a nutricionista Mariana Ribeiro tira algumas dúvidas.
Café faz mal para a saúde?
A nutricionista explica que o café só faz mal se for ingerido em excesso. “Exceto pela azia, dores de estômago e da insônia que o café pode causar em pessoas sensíveis, ou quando ingerido em doses mais altas, não há evidências científicas que demonstrem que ele faz mal à saúde. A grande questão em relação ao seu consumo está no aumento do mau colesterol (LDL), que ocorre por conta do café não filtrado. Ou seja, o famoso expresso pode ter esse efeito negativo”, aponta Mariana.
Ela ainda revela que um estudo realizado na Finlândia, onde o consumo per capita de café é um dos maiores do mundo, registrou um grande aumento do LDL na população por conta do alto consumo de café não filtrado. Portanto, é sempre bom evitar tomar o cafezinho em excesso.
Quais são os benefícios do café?
Mariana explica que o café é considerado uma bebida nutracêutica, isto é, mais rico em minerais do que asbebidas isotônicas. “Poderoso estimulante do sistema nervoso central, ao ser ingerido em quantidade adequada, a cafeína reduz a sonolência, a apatia e a fadiga, além de favorecer a atividade intelectual do indivíduo, aumentando a capacidade de atenção, concentração e memória. Porém, isso pode variar de pessoa para pessoa”, afirma.
O café ainda ajuda a combater a depressão, desde que seja consumido com moderação. “Vale ressaltar que não deve ser adicionado açúcar à bebida para não conferir calorias desnecessárias. O ideal é consumi-lo puro ou com adoçante”, diz a nutricionista.
E mais: de acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o grão de café é rico em sais minerais como potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, zinco, cobre e cromo. “O grão possui também uma quantidade considerável de lipídios (10% a 20%), açúcares (35% a 55%) e aminoácidos (2%), substâncias importantes como fontes de energia”, informa Mariana.
Quantas vezes por dia é recomendável tomar café?
A quantidade diária deve ficar em torno de quatro xícaras de café por dia. “Porém, as características individuais devem ser levadas em consideração, tais como propensão a enxaquecas, gastrites e dificuldades no sono”, diz a nutricionista.
O café piora a gastrite?
A nutricionista diz que não existe comprovação científica de que café provoque gastrite ou úlcera gástrica. Entretanto, o café aumenta a secreção ácida gástrica e por isso a sua ingestão deve ser evitada por quem sofre com esse problema.
Café engorda?
O café só engorda se a pessoa adicionar muito açúcar na bebida e repetir o processo várias vezes ao dia. “Se for consumido puro ou com adoçante, o café é inofensivo no que se refere ao ganho de peso. Porém, um copo de cafezinho de 50 ml com açúcar tem aproximadamente 33 kcal. Ao final de um dia inteiro, as calorias contabilizadas podem ser muitas”, revela a especialista.
Pode tomar café de noite?
O café pode ser um incômodo à noite para a maioria das pessoas, mas para toda regra existe exceção. “Por conta de seus efeitos estimulantes do sistema nervoso central, a ingestão de café no período noturno pode tirar o sono. Para quem tem dificuldades de dormir, o ideal é evitar o cafezinho à noite. Há pessoas, entretanto, que tomam o seu café após o jantar regularmente e dormem muito bem. É importante ressaltar que a sensibilidade à cafeína é algo individual. Algumas pessoas são mais propensas aos seus efeitos do que outras”, conta a nutricionista.
Café pode piorar os problemas de saúde?
“Pessoas que possuem doenças como gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, palpitações devido a arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração devem ter cuidado no consumo de café, pois ele pode agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso. Por isso, toda pessoa que tenha qualquer doença cardíaca, gástrica ou outras, deve consumir café com moderação e preferencialmente após ouvir os conselhos de seu médico”, pontua Mariana.
O café pode tratar alguma doença?
“Alguns estudos indicam que consumo de café pode prevenir o Diabetes Melitus tipo 2, ajudar contra a depressão, e até prevenir alguns tipos de câncer. Contudo, mais estudos são necessários para que tais efeitos sejam comprovados”, revela a nutricionista.
Fonte - Portal Papo Feminino.