Estudo mostra que pode haver uma relação entre publicidade e aumento de peso
Um novo estudo do Norris Cotton Cancer Center do Dartmouth-Hitchcock Medical Center (EUA) afirma que adolescentes e adultos mais jovens com obesidade podem ser mais receptivos a anúncios de TV sobre fast food do que aqueles que não são obesos. O trabalho foi publicado na edição de novembro do American Journal of Preventive Medicine.
A pesquisa incluiu 2.541 participantes, entre 15 e 23 anos, que viram um conjunto aleatório de quadros de anúncios de fast food com marcas removidas. Após essa sessão, eles foram questionados sobre quais anúncios assistiram, se eles gostaram e se poderiam citar a marca. Com base em suas respostas, os adolescentes e jovens receberam uma pontuação que reflete a sua receptividade aos anúncios de alimentos. Aqueles com pontuações mais altas eram mais propensos a ter obesidade do que aqueles com menor pontuação.
Os autores afirmam que não foi possível determinar o que vem primeiro - ser receptivo a anúncios de fast food ou a obesidade - e afirmaram que mais pesquisas são necessárias para entender melhor a relação entre a publicidade de alimentos e o risco de obesidade. Segundo os cientistas, os resultados abrem portas para uma melhor compreensão das influências que levam à obesidade juvenil e que quanto mais se sabe sobre como o marketing influencia os adolescentes e adultos jovens, mais capazes são os pais e profissionais de saúde em ajudar os jovens a fazer boas escolhas.
A pesquisa incluiu 2.541 participantes, entre 15 e 23 anos, que viram um conjunto aleatório de quadros de anúncios de fast food com marcas removidas. Após essa sessão, eles foram questionados sobre quais anúncios assistiram, se eles gostaram e se poderiam citar a marca. Com base em suas respostas, os adolescentes e jovens receberam uma pontuação que reflete a sua receptividade aos anúncios de alimentos. Aqueles com pontuações mais altas eram mais propensos a ter obesidade do que aqueles com menor pontuação.
Os autores afirmam que não foi possível determinar o que vem primeiro - ser receptivo a anúncios de fast food ou a obesidade - e afirmaram que mais pesquisas são necessárias para entender melhor a relação entre a publicidade de alimentos e o risco de obesidade. Segundo os cientistas, os resultados abrem portas para uma melhor compreensão das influências que levam à obesidade juvenil e que quanto mais se sabe sobre como o marketing influencia os adolescentes e adultos jovens, mais capazes são os pais e profissionais de saúde em ajudar os jovens a fazer boas escolhas.
Fonte: Minha Vida
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